SUPORTE DE PINTURA

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smiley
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SUPORTE DE PINTURA

Mensagem por smiley » 12/fev/2018, 23:46

Uma das várias dificuldades que muitos modelistas sentem é em encontrar um suporte de pintura que seja versátil e barato.
Mostramos aqui, como contornar esse problema de forma fácil, através da construção do próprio suporte de pintura.


O plano aqui representado refer­e-se a um suporte de pintura para modelos na escala 1/24, mas que facilmente será adaptado a outras escalas.
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Aqui podemos ver o material a utilizar para a construção. Um simples cabide de roupa, em arame revestido (Fig.A). Depois de devidamente desmontado (Fig.B), ficamos com o arame pronto para iniciarmos a construção do peça que pretendemos (Fig.C).
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Com a ajuda de uma régua, marcamos os pontos onde iremos efectuar as dobras. Começamos por marcar o centro (1), e depois as medidas seguintes (2)referidas no plano inicial.
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Vamos fazer os dois primeiros cantos (marca n º 2), que são 90 º. Para fazer essas curvas não recomendamos a instalação manual, pois seria difícil de igualar a todos com a marca de modo que as secções têm a mesma medida.
O mais prático é introduzir o fio num tubo que se encaixa bem ao seu diâmetro, o cano de uma caneta (o ideal seria um tubo de metal). Segurando o fio com um alicate de arame inserido no tubo, o que leva directamente para a marca (e conseguir que todas as secções são iguais) e é dobrado usando o tubo como uma alavanca.
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Esta também é uma das formas de proceder à dobragem do arame, embora mais custosa.
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Já realizadas as primeiras curvas com o ângulo de 90º, teremos de testar se estão perpendiculares e se assentam bem na superfície plana.
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Depois realizam-se curvas de 140º, 115º e 105º em ambos os lados do suporte.
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Finalmente termina-se fazendo as curvas de 90º ao contrário das superiores do suporte, mantendo-se sempre perpendiculares.
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Depois de pronta toda a estrutura do suporte procede-se ao corte de pontas excedentes do arame.
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Agora manualmente, ou com a ajuda de um alicate, ajusta-se ao máximo os ângulos das curvas, e o paralelismo das laterais do suporte.
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Aqui podemos ver como se coloca a carroçaria no novo suporte.
Aperta-se a parte superior com os dedos de modo a encaixar no interior do modelo.
Assim que a «mola» ficar fixa, largamos a carroçaria, ajustámo-la e adoptamos aposição que pretendemos para efectuar a pintura.
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Como se pode verificar, a versatilidade do novo suporte de pintura, dá-nos total liberdade de movimentos, e oferece-nos várias opções de posições para a pintura.
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E pronto, temos o problema resolvido de forma fácil e económica.

Espero ter ajudado.

Um abraço
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